Concelho
Mogadouro… Mais do que imagina
Área: 760,6 km2
Altitude Média: 700 m
População: 8.301 habitantes
As origens da vila mais bela do nordeste transmontano são ainda desconhecidas; contudo, a sua ocupação medieval é marcada pelo «velho castelo», numa situação altaneira, integrando a linha defensiva de fronteira, da sua época. A centralidade do concelho, enquanto região do Novo Reino, foi outorgada por foral de D. Afonso III, em 1272, mais tarde renovado pelo rei D. Manuel, no ano de 1512.
O concelho de Mogadouro possui um notável património histórico construído, distribuído por todas as aldeias e lugares, com realce para os Castros e outros sítios arqueológicos, os Castelos de Mogadouro e Penas Róias, as igrejas de Algosinho e Santa Maria do Azinhoso, de culto medieval, a Igreja do Convento de S. Francisco, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz de Mogadouro.
No que respeita ao património imaterial prestamos homenagem a práticas locais de artesanato, aos rituais pagãos do solstício de inverno (Máscaras), aos cantares, folclore e outros eventos festivos religiosos locais.
Entre as escarpas e arribas do rio Douro e as serras alcantiladas que bordejam o rio Sabor, ficam os três encantos que fazem de Mogadouro o concelho mais atraente - o Parque Natural do Douro Internacional, a Rede Natura 2000, Lagos do Sabor e, no meio, o Planalto Mirandês. A diversidade da paisagem, da fauna e da flora proporcionam passeios através de roteiros turísticos com especial beleza e encanto.
A gastronomia, assente em produtos genuínos da terra e confeção tradicional, oferece uma variedade de sabores onde se destaca: posta, marrã, enchidos de carnes de porco, bulho com cascas, sopas de Xis, cabrito e cordeiro assado, queijos (ovelha e cabra), mel, azeite, vinho, bolos secos, folares da Páscoa e cogumelos silvestres.
O concelho de Mogadouro está dotado com as mais diversas e modernas infraestruturas, que constituem um esteio ao desenvolvimento cultural, desportivo e económico, sendo, também, suporte à qualidade de vida dos seus moradores e visitantes.