- Início
- Município
- Câmara Municipal
- Brasão (Heráldica)
Brasão (Heráldica)
Armas do Concelho de Mogadouro
A 19 de agosto de 1930, a Câmara Municipal de Mogadouro envia para a Direcção Geral da Administração Politica e Civil dos Ministérios do Interior, a sua proposta para a bandeira da Vila de Mogadouro.
Em novembro de 1934 o arqueólogo Afonso d’ Ornellas emite um parecer sobre como devem ser constituídas as Armas que simbolizam Mogadouro:
…“Como a peça principal das armas, o Castelo, é de negro, aberto e iluminado de ouro, a bandeira de amarelo (que representa o ouro) e de negro. Para cortejos e cerimonias, a bandeira é de seda e bordado, tem a área de um metro quadrado.
A prata indicada para o campo das armas é metal que em heráldica significa humildade e riqueza. O Castelo é de negro por este esmalte simbolizar a terra e significar firmeza e honestidade.
As cruzes das ordens militares que representam, são de vermelho, esmalte que significa vitórias, ardis e guerras. Com estas peças e com estes esmaltes fica simbolizada a história da vila de Mogadouro e a índole dos seus naturais.”…
Constituição da heráldica das armas, bandeiras e selos da Câmara Municipal do concelho de Mogadouro, aprovadas pela Portaria n.8:088, publicada na I Série – Número 96 do Diário do Governo de 27 de abril de 1935:
• Armas – De prata, com um castelo de negro, aberto iluminado de ouro. Em chefe, a Cruz do Templo1 e a Cruz de Cristo2, ambas de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres3. Listel com os dizeres: «Vila de Mogadouro», a negro.
• Bandeira – Esquartelada de amarelo e de negro. Cordões e borlas de ouro e negro. Haste e lança douradas.
• Selo – Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: «Câmara Municipal de Mogadouro».
Notas:
1 – D. Afonso Henriques, por intermédio de Fernão Mendes de Bragança, doa as terras de Mogadouro e Penas Róias, aos Cavaleiros da Ordem do Templo. Em 1297 é instituída a comenda de Mogadouro, da Ordem do Templo, pela doação da Vila de Mogadouro por D. Dinis e que se mantem até ao ano de 1311 (ano em que é extinta a ordem).
2 – No ano de 1319 é fundada a Ordem de Cristo e, a comenda de Mogadouro, é entregue a esta Ordem.
3 – O número de torres representadas na coroa mural representa o estatuto da localidade; cinco torres indica cidade, quatro torres indica vila e três torres indica freguesia.