Azinhoso
Foi vila e sede de concelho até ao século XIX, com foral de D. João I em 1386 e foral novo de D. Manuel I em 1520. Teve misericórdia e hospital, fundados em 1647, fruto da importância que então detinha. O seu nome deriva da remota existência de azinheiras (Azinoso nas Inquirições de 1258), localmente conhecidas por carrascos.
Festas e romarias:
Nossa Senhora do Carrasco (1º domingo de Maio); Nossa Senhora de Fátima (2º domingo de Maio); Santa Bárbara (2º domingo de Agosto); Festa de Sampaio (Agosto) e Nossa Senhora da Natividade (8 de Setembro).
Património:
Igreja Matriz do século XII, é uma construção de traça românica, classificada como imóvel de interesse público; Pelourinho, com cerca de cinco metros, fuste redondo, escadório em forma de pirâmide quadrangular e três degraus. E o símbolo da autonomia administrativa entretanto perdida.
Outros motivos de interesse:
Capela de Nossa Senhora da Saúde; Ponte romana; Ruínas do "Castro dos mouros"; Fonte de mergulho. Alminhas. Moinhos de água da ribeira de Bastelos. Albufeira da barragem de Bastelos e Praia fluvial com parque de merendas.
Artesanato:
Rendas e bordados regionais.
Gastronomia:
Rosquilhas (doce) e o geral do concelho.
Informações úteis!
- Nome da freguesia: Azinhoso
- Distância a Mogadouro: 7 km
- Nº de habitantes: 376
- Área: 3071 ha
- Povoações: Azinhoso, Sampaio, Viduedo
- Presidente da Junta: António Amálio Oliveira
- Morada: Rua Santo Condestável n.º 8
- Cód. Postal: 5200-010
- E-mail: azinhoso.freguesia@sapo.pt
- Telefone: 279 341 472
- Telemóvel: 966 013 933