- Início
- Visitar
- O que visitar
- Património Cultural
- Altar-mor e respetivas pinturas da Igreja do Convento de S. Francisco
Altar-mor e respetivas pinturas da Igreja do Convento de S. Francisco
- Outras designações: Igreja do Convento de S. Francisco
- Localidade: Mogadouro (10)
- CMBC: X.10
- Categoria de Proteção: Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
- Categoria/Tipologia: Arte Sacra
- Documento legislativo: Decreto nº 40 361, DG, 1.ª série, n.º 228 de 20 Outubro 1955
- Zona de Proteção: Artigo 43º (Zonas de Proteção) Lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro
A Igreja Conventual de S. Francisco reflecte na sua sobriedade arquitectónica o ideário da Ordem Mendicante Franciscana, de linhas puras e sóbrias. Templo religioso de planta em cruz latina, três naves, capela-mor e sacristia. A sua construção deveu-se à intervenção da família Távora, como atesta o brasão posicionado no arco triunfal, na primeira metade do século XVII.
A sua fachada de linhas austeras e rectilíneas, ao estilo maneirista, retém no seu registo intermédio o nicho, cujo dossel em forma de concha, acolhe a imagem de S. Francisco de Assis.
O seu interior é amplamente iluminado pelos janelões rasgados nas fachadas laterais e frontal. No seu interior conservam-se diversos retábulos de gramática ornamental que diferem entre si, destacando-se o retábulo da capela-mor de estilo arquitectural maneirista.
Nas seis capelas laterias conservam-se vários retábulos, de linguagem artística barroca e do rococó. Embora a sua simplicidade seja o reflexo do ideal franciscano, a arte sacra existente reflecte a intenção benemérita do mecenas da obra, Luís Alvares de Távora. O altar-mor de estrutura arquitectural maneirista em talha dourada, com quadros sobre passagens da vida de S. Francisco que preenchem a parte das edículas e o magnifico sacrário que se assemelha à imagem da época do templo de Salomão.
Os altares laterais do transepto, também de estrutura arquitectural maneirista, de talha dourada, dedicados a Nossa Senhora da Conceição e Santa Cruz, reflectem obras artísticas de artesãos especializados. Os altares das laterais da nave reflectem estilos artísticos diversos, desde o barroco ao rococó. Actualmente as imagens colocadas na maioria dos altares, são ainda os santos do culto franciscano. A destacar temos o coro-alto, com um cadeiral decorado com motivos vegetalistas, zoomórficos, e antropomórficos, reflectindo o espírito missionário franciscano. Uma ordem que valoriza a evangelização e a educação das pessoas, o cuidar dos doentes e dos pobres.
Rua de S. Francisco 5
5200-244 Mogadouro
Portugal