- Início
- Visitar
- O que visitar
- Património Imaterial
- Encomendação das Almas
Encomendação das Almas
A encomendação das almas é uma devoção tradicional, ainda em voga, em quase todas as aldeias do Concelho. Tem lugar durante o período quaresmal, destinado pela Igreja à penitência e arrependimento, em que se celebra a Paixão de Cristo, com evocativas cerimónias, da grande solenidade e com a visita diária e noturna dos crentes à capela da Santa Casa da Misericórdia, rezar uma estação ao Senhor dos Passos, que ali se conserva exposto durante a época.
As saídas realizam-se habitualmente duas vezes em cada uma das sete semanas, quase sempre às terças e sextas e com começo à meia-noite. Pequenos grupos de homens ou mistos, de ambos os sexos, convenientemente encapotados, entoam, nas encruzilhadas das ruas escuras e desertas, dolente e harmonioso canto, muitas vezes a três vozes.
A letra é dividida em quadras, e tanto esta como a música pouco variam de uma para outra povoação, a não ser as usadas em Vilarinho dos Galegos e Travanca.
Descrição: Um grupo de homens e mulheres, por volta da meia noite reúnem -se junto da igreja da freguesia. Juntos percorrem as encruzilhadas, largos e ruas mais significativas da aldeia entoando cânticos às almas do purgatório.
Estes estão enveredam um capote, os homens e xailes, as senhoras para evitarem serem reconhecidos.
Os cânticos são de índole triste e arrepiante, têm como finalidade encomendar as almas.
Desta manifestação destacamos o momento do entoar do cântico, todos juntos, como momento mais marcante. Estamos a falar numa manifestação que ocorre à noite, quando não se ouve barulho nas ruas, num tempo em que as pessoas estão há lareira ou já deitadas. O ouvir destas vezes, por vezes é medonho.
Esta manifestação é feita por homens e mulheres. Há que ressaltar que no passado era só realizada por homens. A sua continuidade enriquece a comunidade e constitui sem dúvida uma fonte de identidade e coesão.
O modo de transmissão é sem dúvida inclusivo, pois estamos a falar de uma manifestação que é em muito semelhante àquela realizada no passado e passou de geração em geração de uma forma natural.
Bemposta/Mogadouro
Inicia Quarta-feira de Cinzas e decorre durante 7 semanas até ao sábado de aleluia.