- Início
- Visitar
- O que visitar
- Património Imaterial
- Farandulo e a Festa do Menino de Tó
Farandulo e a Festa do Menino de Tó
A Festa do Menino de Tó, realizada a 1 de janeiro, tem como principais intervenientes o Farandulo, o Moço e a Sécia, podendo, contudo, intervir também o Mordomo se assim lhe aprouver.
O Farandulo tem o papel principal na celebração. Vestido com um casaco velho, do avesso, e uma saia sobre as calças, usa ainda um colar feito de carrinhos de linha em madeira e um saco a tiracolo, apresenta-se com a cara enfarruscada com carvão e com uma espécie de coroa de cartão preto sobre a cabeça, onde figura uma caveira sobre dois ossos.
A “Sécia” que é um rapaz, da mesma idade, vestido com indumentária feminina, onde se destaca um véu de renda branca que lhe cobre a cabeça e descai sobre os ombros; o “Moço”, um jovem que normalmente veste um fato e de cuja indumentária se destaca um chapéu de feltro negro, com uma fita vermelha que lhe cai sobre as costas, e o “Mordomo”, que traz igualmente um chapéu de feltro preto, ornado com uma fita vermelha e é o responsável pela organização da festa.
Os figurantes percorrem a aldeia de ponta a ponta, no cumprimento do ritual do peditório. Ao longo do percurso vão acontecendo vários números e diabruras, protagonizados principalmente pelo Farandulo que é simultaneamente o Diabo e o Bobo da festa, que procura enfarruscar com a cruz de carvão todas as moças que encontra pelo caminho; a certa altura o Farandulo investe sobre a Sécia, estando o Moço sempre de sobreaviso a defender a sua Dama. Trava-se uma luta que só termina com a vitória do Moço que simboliza o poder do bem sobre as forças do mal.
Tó
Anual – 1 de Janeiro