- Início
- Visitar
- O que visitar
- Património Imaterial
- Mascarinha e Mascarão de Vilarinho dos Galegos
Mascarinha e Mascarão de Vilarinho dos Galegos
No dia de Reis, o mordomo do Menino Jesus convida dois moços. Um é o Mascarão, que tem que ser um rapaz ágil e leve, o outro é a Mascarinha. Neste dia, à tarde, percorrem as ruas, pedindo a esmola para o Menino Jesus.
Os atores que encarnam estas personagens são dois jovens convidados para o efeito. Os mascarados são acompanhados pelos gaiteiros, pelo grupo de cantares dos Reis e pelo povo que se vai juntando à medida que o cortejo passa.
O Mascarão traz uma máscara de madeira feita pelo próprio jovem para seu uso, veste um fato vulgar, constituído por calças, casaco, e colete, pelo que se pode considerar um traje formal e anda munido de uma espada para se defender, porque é atacado por vários rapazes com bexigas de porco cheias de ar e que ele tenta rebentar. Além disso, o Mascarão ainda pede esmola durante a ronda, acompanhado pela Mascarinha, pelo mordomo e jovens colaboradores. Mete-se com as raparigas, sem cometer abusos. Os donativos recebidos destinam-se à festa do Menino Jesus
O Mascarinha anda vestido de rapariga, com a cara tapada com um pano de renda, e com um lato vai batendo às portas a pedir esmola, que entrega logo ao mordomo, fazendo-se mudo para não ser reconhecido.
Os donativos são essencialmente de peças de fumeiro como as chouriças ou frutas, que o mordomo leiloa no final da festa. O dinheiro que for apurado reverte a favor da festa do Menino Jesus.
União de Freguesias de Vilarinho dos Galegos e Ventozelo
Vilarinho dos Galegos
Dia de Reis – 6 de Janeiro